O Pecado da Idolatria - Guardei a Fé - Estudos Bíblicos e Mensagens de Deus para Você!

Últimas

29/12/2017

O Pecado da Idolatria

A idolatria foi introduzida no mundo quando o ser humano caiu em pecado. Em sua essência a idolatria é a substituição de Deus, Sua palavra e Suas leis.

A idolatria implica no culto ou adoração a algo ou alguém, tanto material como imaterial, real ou imaginário, que caracteriza a atribuição de honra a falsos deuses, sobretudo pela materialização de tais objetos de adoração em produtos fabricados pelo próprio homem.

O segundo mandamento proíbe a idolatria: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Deuteronômio 5.8,9)

As únicas ocorrências na Bíblia de alguém, além de Deus, recebendo adoração, são em relação a falsos deuses, que são Satanás e seus demônios. Todos os seguidores do Senhor Deus rejeitam a adoração a eles dirigida. Pedro e os apóstolos se recusaram a ser adorados

“Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem” (Atos 10:25-26)

Nem mesmo um anjo permitiu ser adorado pelo apóstolo João: “Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus” (Apocalipse 22:8-9).

Se de acordo com o apóstolo Pedro e aquele anjo que apareceu a João não se deve ajoelhar-se perante qualquer criatura, imagine fazê-lo perante uma imagem!

A Bíblia, em nenhum lugar, nos instrui para que reverenciemos, oremos, confiemos ou “idolatremos” qualquer um que não seja Deus. Devemos adorar somente a Deus.
“Farás dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; um querubim, na extremidade de uma parte, e o outro, na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; estarão eles de faces voltadas uma para a outra, olhando para o propiciatório”. (Êxodo 25:18-20)

“Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.” (Números 21: 8,9)

 Deus orientou que fossem feitas imagens de anjos para ensinar ao povo verdades a respeito de Seu plano de salvação através do ritual do santuário. Estas imagens, contendo os anjos com o rosto voltado para a arca, simbolizavam a “reverência dos anjos para com Deus e Sua lei”;

Já a serpente de bronze também não foi feita para ser adorada ou reverenciada. O próprio Jesus explica o significado daquele acontecimento: “E do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna” (João 3:14 e 15).

A Bíblia nos mostra o quanto são insignificantes os deuses desse mundo:

"Acaso trocou alguma nação os seus deuses, que contudo não são deuses? Mas o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito." (Jeremias 2:11)

No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.
Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens.
Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem;
Têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram.
Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta.
Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam. (Salmos 115. 3-8)

Lembramos que a idolatria não é só adorar imagens. Idolatria é adorar qualquer coisa que não é Deus. Quando alguma coisa ganha mais importância em sua vida que Deus, essa coisa se torna seu ídolo.

Agora devemos escolher a quem servir. Mas, se você deseja a Salvação e uma Vida de Felicidades, Paz e Realizações; Jesus deixou uma Dica:

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33)


Assista o Vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot